Objetivo

Aninus Ambiental tem como principal objetivo a ideia de quanto mais informação, sobre meio ambiente, melhor, quanto maior os subsídios para o esclarecimento das pessoas, melhor. Melhor para cada indivíduo, melhor para uma coletividade, melhor para toda a sociedade e, assim, melhor para o planeta.

Pesquisar neste blog

sábado, 12 de dezembro de 2009

O Lixo Teresopolitano

O Depósito de lixo antes do Aterro Sanitário


Conhecemos a situação do depósito de lixo de Teresópolis (Foto 1) há sete anos, quando nos propomos fazer uma recreação com as crianças que lá habitavam, junto com suas famílias, e de onde tiravam seus sustentos. As habitações eram feitas com materiais tirados do próprio lixo e as condições eram subumanas.


O gás metano é altamente inflamável e tóxico. O solo do aterro controlado está absorvendo uma média de 10 litros de esgoto com chorume por segundo. É preciso instalar uma manta maleável e isolante para filtrar o chorume e não deixar que ele tenha contato direto com o solo explicou Flávio Castro, Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Teresópolis. (Jornal O Diário de Teresópolis, http://www.odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=10033, acessado em 15/09/2009) (Foto 2)


O Aterro Sanitário


Este ano, mais precisamente, em vinte e sete de julho, Teresópolis recebe o primeiro aterro sanitário (Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos) do estado (Foto 3). Na inauguração estiveram presentes o Governador do estado do RJ, o Ministro do Meio Ambiente e a Secretária Estadual do Meio Ambiente. Esta obra foi solicitada há dois anos para resolver problemas com o lixo, que era despejado no local. Havia desabamentos sobre a Mata Atlântica e o chorume vazava. A região é atravessada pelo córrego do Fischer que deságua no Rio Paquequer, que, por sua vez, se junta ao Rio Preto onde é feita a captação, pela CEDAE, da água que abastece a população.






Este aterro será consorciado, entre as cidades de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Carmo, contribuindo para o benefício de 200mil habitantes. Segundo o Governo Estadual, Teresópolis receberá aproximadamente 130 toneladas de resíduos sólidos por dia.






O Projeto estadual recebeu cinco milhões de reais do FECAM (Fundo de Conservação Ambiental), conforme informado em contato com o Sr. Raimundo Lopes, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.



Ações Paralelas


Segundo o Projeto Fazendo a Diferença, que possuem como principais objetivos a educação ambiental (Foto 4) e a propagação do conceito dos três R’s - reduzir, reutilizar e reciclar, existe na cidade, hoje, sete empresas de processamento de resíduos, onde são gerados sessenta e seis empregos diretos, com renda média de quinhentos reais. (Fazendo A Diferença, www.fazendoadiferenca.net, acessado em 15/09/2009)





Já com a implantação do aterro sanitário o governo municipal pretende criar uma cooperativa com as dezoito famílias que foram retiradas do antigo lixão. Morarão em casas com recursos do PAC, no primeiro momento serão geradas noventa vagas para catadores, na área de reciclagem, com ganhos, de acordo com a produção, de até mil e trezentos reais. Na coleta seletiva será criada uma unidade onde serão esterilizados, por autoclave, os resíduos sólidos hospitalares.
Sendo assim, vislumbra-se enfim o início ao cumprimento do que dispõe o Artigo 201, em seu parágrafo único, inciso IX, da Lei Orgânica da cidade, que diz: implementar políticas setoriais visando à coleta seletiva, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos urbanos, hospitalares e industriais, com ênfase nos processos que envolvam sua reciclagem. Além, é claro, da Lei nº 3.369 de 07 de janeiro de 2000, que estabelece normas para a destinação final de garrafas plásticas e dá outras providências.
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente foi reformulado através da Lei Municipal 2.726/2008, segundo Raimundo Lopes. Já o Secretário do Meio Ambiente, Flávio Luiz Castro, presidente do Conselho, afirmou que:
O Conselho vai fortalecer as ações da Secretaria de Meio Ambiente, que estão focadas em três linhas principais de trabalho: preservação dos recursos hídricos e melhoria da qualidade da água, tratamento adequado ao lixo e implantação da coleta seletiva e definição de gestão integrada das unidades de conservação de Teresópolis.
A cidade de Teresópolis foi escolhida para o “start” do projeto do governo do Estado. Ainda assim, atitudes isoladas por parte de alguns comerciantes já aconteciam de forma silenciosa, porém eficaz, como por exemplo, o adequado tratamento do óleo utilizado em frituras, que é o que vem fazendo dono de restaurante Sr. Claudio Mendes, que é cadastrado numa empresa do estado do RJ responsável pela reciclagem e venda do produto para outras empresas que fabricam sabões e detergentes. O mesmo afirma ter recebido em troca, como estímulo, materiais de limpezas resultantes do reaproveitamento. Sendo este um exemplo que muitos poderiam seguir.



Vícios Sociais


Por outro lado, existe, a maioria, que insiste em não se importar com o destino do que não lhe serve mais. Alguns exemplos capturados quando estávamos em campo, (Foto 5, 6 e 7):




Tudo depende da consciência e atitude de cada cidadão, de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário